Coluna no jornal Anikan

1 12 2008

11111111

Existe um jornal no Japão, o Anikan, especializado em anime songs. Recentemente eles deram uma coluna aos membros do Jam Project. Todos os meses, um escrevia e, no final, escolhia um tema para o próximo desenvolver. Eu estava atrás do Kitadani nessa fila. Recebi o assunto “Jam Project visto pelo Brasil”. Comecei a escrever e me empolguei animal! A coluna ficou com o dobro de tamanho e teve que ser dividida em duas partes… Apesar de ter dado trabalho, eles gostaram. Vou publicar aqui uma tradução rápida e tosca que fiz:

A… Ma… Zooooooooon!!

Quem fala é o membro brasileiro do JAM, o Ricardo Cruz. Escrevo desta gigantesca cidade chamada São Paulo – que, a propósito, é a segunda cidade (depois de Tóquio, óbvio) que mais tem shows de anime songs no mundo!

As músicas de anime têm uma longa trajetória no Brasil. A primeira delas exibida aqui foi a canção de abertura de National Kid, nos anos 60. O meu pai, que tem 60 anos, canta essa musiquinha sempre que tenta explicar para alguém o estilo musical com o qual eu trabalho no Japão… Bom, não que eu cante essas coisas, mas… Deixa ele.

Os anime songs estourarm mesmo quando eu era criança. Foi no final dos anos 80, durante a febre pelas séries de tokusatsu. A música dos Changeman marcou em especial. Pode-se dizer que a voz do Hironobu Kageyama foi ouvida por uma geração de, então, jovens brasileiros.

No entanto, o começo de algo parecido com uma indústria de anime songs aconteceu em 2003, com o primeiro Anime Friends. Os convidados foram o Hironobu Kageyama e o Akira Kushida, que protagonizaram o primeiro show do gênero aqui. Dessa maneira, o JAM Project (ainda só com três anos de vida) também foi, aos poucos, sendo conhecido pelos fãs brasileiros.

Eu acompanho o JAM desde que o grupo se formou. Nessa época, eu estava fazendo intercâmbio no Japão. Morava em Utsunomiya, na cidade de Tochigi. Todas as manhãs eu ouvia Soultaker indo de bicicleta para a escola.

Jamais imaginei que um dia fosse catar ao lado desses meus ídolos. Me sinto muito honrado em poder fazer isso. Sempre segui uma filosofia de vida baseada na realização pessoal, que tentei expressar um pouco na letra da música Sempre Sonhando. Procurei seguir os meus sonhos e alcançar os meus objetivos optando por caminhos diferentes daqueles impostos por autoridades que julgam saber o que é bom para todos. Apesar de ter encontrado alguma dificuldade, hoje olho para trás e vejo que tudo valeu a pena.

O meu encontro com o JAM foi a realização de um sonho. E participar do grupo me fez perceber o poder que a nossa força de vontade tem. Nada é impossível. Com um objetivo claro em mente e bastante esforço, tudo o que você quer tem muita chance de se tornar realidade. Basta acreditar.

Portanto, acho que o JAM Project visto pelos olhos do público brasileiro é uma grande fonte de inspiração para os fãs não desistirem daquilo que acreditam e desejam para as suas vidas. Pode ser um trabalho, um amor, um projeto de vida, uma viagem, não importa. O JAM e o fato de hoje eu fazer parte dele simboliza essa corrida atrás do que se acredita e tenho certeza de que, apesar das dificuldades, um brasileiro que conhece e gosta do JAM hoje vai pensar duas vezes antes de desistir de qualquer coisa que realmente queira para si.

Agredeço do fundo do coração a todos os membros do grupo, de quem continuo sendo muito fã, e a todos que acreditaram em mim e possibilitaram que tudo isso pudesse acontecer. O meu próximo sonho é, através das músicas de anime, que eu tanto gosto, lançar cada vez mais idéias nas quais eu acredito e que outras pessoas, quem sabe, possam acreditar também. Se isso acontecer, já estarei mais do que satisfeito.

Conto com o apoio de todos. Continuemos Sempre Sonhando!

Valeu Flávio Dória, do Animesongs.com.br, que conseguiu o scan do jornal. Eu não tinha visto ainda!

Ações

Information

8 responses

1 12 2008
Mauro Sókrates

Nossa! Essa chocou mesmo!
xDDDDDDDDD

1 12 2008
Bruno Buga Fernandes

Poxa Ricardo, q legal cara….não tava sabendo dessa coluna do JAM vou procurar mais sobre

Parabens pela coluna, ficou muito legal….depois de vc, quem vai escrever?

1 12 2008
Marcel

Eu levei um susto quando li “Flávio Dória”. Por um instante, confundi com o Pedro Dória, jornalista famoso. 😛

1 12 2008
Lucas Klautau

cara, agora vc me deixou inspirado! xDDD
essa tocou no fundo! ke bom ke vc conseguiu o ke tanto keria!
e se nao fosse vc, eu teria morrido sem saber da existencia do JAM
meus parabens, e mto obrigado!
abraço!

2 12 2008
Macacão Sapão

Muito bom Ricardo!

E JAM passa esse sentimento mesmo. Vivo dizendo pra um amigo meu que adoro o JAM porque as músicas tem um espírito que não se acha em qualquer banda.

2 12 2008
Victor

poxa!!!!!!!

Aplausos para o ricardo cruz pelo amor de deus!!
Que essas conquistas do animesongs aqui no brasil sejam as primeiras de muitas!!
É o que “Sempre Sonhamos!!!!!!!”

Arigatou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 12 2008
sarah-chibi

*Aplaudindo muito*
Ricardo, meus parabéns, suas conquistas são uma inspiração para nós que sonhamos tão alto!
O JAM nos da´forças para seguir em frente e você agora faz parte disso!
Muito Obrigada!!!!
Sempre Sonhando,vou seguindo em frente, sem olhar pra trás, conquistando meu futuro.

Arigato Ricardo!!!

3 12 2008
Alexandre Kusanagi

Ótima matéria, Ricardo, meus parabéns! É isso aí! Nunca podemos deixar de sonhar!

Deixe um comentário

